Mobilidade urbana e segurança viária na Área Metropolitana do Vale do México.
Outra perspectiva em torno do pedestre e ciclista
DOI:
https://doi.org/10.24275/OBGD4144Palavras-chave:
mobilidade urbana, segurança viária, pedestre, ciclistaResumo
A abordagem teórica da mobilidade urbana baseada na disponibilidade de meios de transporte motorizados resulta em uma abordagem quantitativa que avalia apenas a cobertura e prioridade da mobilidade privada sobre os meios não motorizados. A capacidade da infraestrutura rodoviária de direcionar os veículos ao seu destino é um complemento recorrente nas pesquisas. Abordar a mobilidade urbana a partir da circulação de pessoas e não de veículos, permite-nos adotar uma tendência qualitativa que procura outros elementos no seu percurso, com parâmetros mais complexos, mas mais humanos. O objetivo deste artigo é, obrigatoriamente, repensar a mobilidade da pessoa, seja motorista, passageiro, pedestre ou ciclista, juntamente com a segurança viária e o ambiente urbano da Zona Metropolitana do Vale do México (ZMVM).Referências
Acuña, B. y Graizbord, B (1999). "Movilidad cotidiana de trabajadores en el ámbito megalopolitano de la Ciudad de México". En Delgado, J. y Ramírez, B. (comps.) Territorio y cultura en la Ciudad de México, Tomo 1, Transiciones. México: Universidad Autónoma Metropolitana y Plaza y Valdéz.
Banco de Desarrollo de América Latina, CAF (2011). Desarrollo urbano y movilidad en América Latina, Caracas, Venezuela: Dirección de Análisis y Programación Sectorial de la Vicepresidencia de Infraestructura de CAF.
Banco Interamericano de Desarrollo (2018). Auditorías e inspecciones de seguridad vial en América Latina. Washington, D.C.: BID.
Banco Interamericano de Desarrollo (2017). Estrategia de seguridad vial. Contribuyendo a disminuir la brecha de siniestralidad en América Latina y el Caribe: Resultados del primer quinquenio y plan de acción 2016-2020, Washington, D.C.: BID.
Conapo (2018). Proyecciones de la Población de México y de las Entidades Federativas, 2016-2050, México. Recuperado de https://www.gob.mx/conapo/documentos/proyecciones-de-la-poblacion-de-losmunicipios-de-mexico-2015-2030
Connolly, P. (2009). "La pérdida de la movilidad". En Ciudades, núm. 82. México: Red Nacional de Investigación Urbana.
Delgado, J. (2013). El Mexibús Ciudad Azteca - Tecámac y su repercusión en la movilidad cotidiana, tesis para optar por el grado de Maestra en Estudios Urbanos, Centro de Estudios Demográficos, Urbanos y Ambientales. México: El Colegio de México.
Gutiérrez, l. (2017). Movilidad urbana no motorizada como medio de acceso a unidades económicas urbanas. Universidad Autónoma del Estado de México, Repositorio Institucional.
Hernández, E. y Abadía, X. (2008). Criterios de movilidad, las zonas peatonales. Barcelona: Fundación RACC, Barcelona, España.
IMCO (2019). Índice de Movilidad Urbana. Ciudad de México.
Implan de Torreón (2015). Cinco Claves para entender la Movilidad No Motorizada, México. Recuperado de http://www.trcimplan.gob.mx/blog/cinco-claves-paraentender-la-movilidad-no-motorizada.html
lNEGI (2020). Principales causas de mortalidad por residencia habitual, grupos de edad y sexo del fallecido, México. Recuperado de https://www.inegi.org.mx/sistemas/olap/ registros/vitales/mortalidad/tabulados/pc.asp?t=14&e=11817
INEGI (2019). Marco Geoestadístico Nacional, México. Recuperado de https://www.inegi.org.mx/temas/mg/default.html#Descargas
INEGI (2018). Accidentes de Tránsito Terrestre en Zonas Urbanas y Suburbanas (Arus). Recuperado de https://www.inegi.org.mx/programas/accidentes/
INEGI (2017). Encuesta Origen Destino en Hogares de la Zona Metropolitana del Valle de México. Recuperado de https://www.inegi.org.mx/programas/eod/2017/ default.html#Tabulados
INEGI (2015). Encuesta lntercensal, México. Recuperado de https://www.inegi.org.mx/programas/intercensal/2015/
INEGI (2010). Censo de Población y Vivienda, México. Recuperado de https://www.inegi.org.mx/programas/ccpv/2010/
INEGI (2007). Encuesta Origen Destino 2007, México. Recuperado de https://es.slideshare.net/borisdahl/encuestaorigen-destino-zmvm-2007
INEGI (2000). XII Censo General de Población y Vivienda, México. Recuperado de https://www.inegi.org.mx/programas/ccpv/2000/
lracheta, A. e lracheta, J. (2014). Evaluación de los Fondos Metropolitano y Regional del Gobierno Federal Mexicano. México: CIDE-Centro CLEAR para América Latina, SHCP, BID, Colegio Mexiquense, Centro EURE.
Islas, V. (2000). Llegando tarde al compromiso: La crisis del transporte en la Ciudad de México. México. El Colegio de México.
Jans, M. (2009). Movilidad urbana: en camino a sistemas de transporte colectivo integrados, Revista AUS, núm. 6. Chile: Universidad Austral de Chile, pp. 6-11. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281723479002
Juárez, J. y Torres, T. (2017). "Calidad del servicio en sistemas de transporte BRT. Propuesta metodológica para evaluar al Sistema de corredores Mexibús, Estado de México". En Anuario de Espacios Urbanos 2017. México: Universidad Autónoma Metropolitana.
Lizárraga, C. (2006). "Movilidad urbana sostenible: un reto para las ciudades del siglo XXI". En Economía, Sociedad y Territorio, vol. VI, núm. 22, septiembre-diciembre. Toluca, México: El Colegio Mexiquense, A.C.
Moctezuma, R. (2003). "Ciudad y transporte. La movilidad urbana". En Marcello, R. y Simioni, D. (comps.) La ciudad inclusiva. Santiago de Chile: CEPAL, ONU, pp. 175-192.
Observatorio Iberoamericano de Seguridad Vial OISEVI (2016). VII Informe Iberoamericano de Seguridad Vial. Recuperado de https://www.oisevi.org/a/images/files/informes/info-7.pdf
ONU-Hábitat (2016). Índice de las Ciudades Prosperas en la República Mexicana. Reporte Nacional de tendencias de la prosperidad urbana en México, México. Recuperado de https://infonavit.janium.net/janium/Documentos/58793.pdf
Organización Mundial de la Salud OMS (2018). Global status report on road safety. Recuperad o de https://www.who.int/publications-detail/global-status-reporton-road-safety-2018
Organización Mundial de la Salud OMS (2015). Informe sobre la situación mundial de seguridad vial. Recuperado de https://www.who.int/violence_injury_prevention /road_safety_status/ 2015/Summary_GSRRS2015_SPA.pdf?ua=1
Pino, R. (2018). "Movilidad no motorizada: delineando contornos conceptuales e históricos". En Ciudades, núm. 119. México: Red Nacional de Investigación Urbana.
Ramírez, B. y Martínez, J. (2013). "Movilidad y calidad de vida en el neoliberalismo: una cultura de la movilidad enajenada". Red Latinoamericana de Investigadores sobre Teoría Urbana, Seminário Internacional A Cidade Neoliberal na América Latina: desafíos teóricos e políticos, Ria de Janeiro, Brasil.
Ramírez, B. (2009). "Alcances y dimensiones de la movilidad: aclarando conceptos". En Ciudades, núm. 82. México: Red Nacional de Investigación Urbana.
Sedatu y Conapo (2018). Sistema Urbano Nacional, México. Recuperado de https://www.gob.mx/conapo/documentos/sistema-urbano-nacional-2018
SHCP (2020). Transparencia presupuestaria, México. Recuperado de https://www.transparenciapresupuestaria.gob.mx/
Secretaría de Salud (2020). Sistema de Información de la Secretaria de Salud, México. Recuperado de http://sinaiscap.salud.gob.mx:8080/DGIS/
Secretaria de Salud/STCONAPRA (2018). Informe sobre la situación de la seguridad vial en México. Ciudad de México, México. Recuperado de https://mapasin.org/wp-content/uploads/2018/10/lnforme_SV_2017.pdf
SEMARNAT (2014). Lineamientos hacia la sustentabilidad urbana, México. Recuperado de https://www.gob.mx/cms/uploads/attachment /file/31912/sustentabilidad_urbana.pdf
Suárez, M. y Delgado, G. (2015). Entre mi casa y mi destino: movilidad y transporte en México. Universidad Nacional Autónoma de México.
Valenzuela, L. y Talavera, R. (2015). "Entornos de movilidad peatonal: una revisión de enfoques, factores y condicionantes". En EURE, vol. 41, núm. 123, pp. 5-27, Santiago: Pontificia Universidad Católica de Chile.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 ANUARIO DE ESPACIOS URBANOS, HISTORIA, CULTURA Y DISEÑO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.