Mobilidade urbana e segurança viária na Área Metropolitana do Vale do México.

Outra perspectiva em torno do pedestre e ciclista

Autores

  • Jorge Alberto Juárez Flores Estudios Territoriales y Políticas Públicas, Centro EURE, Lerma Estado de México, México https://orcid.org/0000-0001-8867-0831
  • Kevin Alfonso Hernández Ortiz Departamento de Planning, Taller de Diseño y Gestión Ciudades, TDG+Ciudades, Ciudad de México, México

DOI:

https://doi.org/10.24275/OBGD4144

Palavras-chave:

mobilidade urbana, segurança viária, pedestre, ciclista

Resumo

A abordagem teórica da mobilidade urbana baseada na disponibilidade de meios de transporte motorizados resulta em uma abordagem quantitativa que avalia apenas a cobertura e prioridade da mobilidade privada sobre os meios não motorizados. A capacidade da infraestrutura rodoviária de direcionar os veículos ao seu destino é um complemento recorrente nas pesquisas. Abordar a mobilidade urbana a partir da circulação de pessoas e não de veículos, permite-nos adotar uma tendência qualitativa que procura outros elementos no seu percurso, com parâmetros mais complexos, mas mais humanos. O objetivo deste artigo é, obrigatoriamente, repensar a mobilidade da pessoa, seja motorista, passageiro, pedestre ou ciclista, juntamente com a segurança viária e o ambiente urbano da Zona Metropolitana do Vale do México (ZMVM). 

Biografia do Autor

Jorge Alberto Juárez Flores, Estudios Territoriales y Políticas Públicas, Centro EURE, Lerma Estado de México, México

Linhas de pesquisa: desenvolvimento urbano, mobilidade urbana, segurança viária.

Kevin Alfonso Hernández Ortiz, Departamento de Planning, Taller de Diseño y Gestión Ciudades, TDG+Ciudades, Ciudad de México, México

Linhas de pesquisa: desenvolvimento urbano.

Referências

Acuña, B. y Graizbord, B (1999). "Movilidad cotidiana de trabajadores en el ámbito me­galopolitano de la Ciudad de México". En Delgado, J. y Ramírez, B. (comps.) Territorio y cultura en la Ciudad de México, Tomo 1, Transiciones. México: Universidad Autóno­ma Metropolitana y Plaza y Valdéz.

Banco de Desarrollo de América Latina, CAF (2011). Desarrollo urbano y movilidad en América Latina, Caracas, Venezue­la: Dirección de Análisis y Programación Sectorial de la Vicepresidencia de Infraes­tructura de CAF.

Banco Interamericano de Desarrollo (2018). Auditorías e inspecciones de seguridad vial en América Latina. Washington, D.C.: BID.

Banco Interamericano de Desarrollo (2017). Estrategia de seguridad vial. Contribuyendo a disminuir la brecha de siniestralidad en América Latina y el Caribe: Resultados del primer quinquenio y plan de acción 2016-2020, Washington, D.C.: BID.

Conapo (2018). Proyecciones de la Población de México y de las Entidades Federati­vas, 2016-2050, México. Recuperado de https://www.gob.mx/conapo/documen­tos/proyecciones-de-la-poblacion-de-los­municipios-de-mexico-2015-2030

Connolly, P. (2009). "La pérdida de la movili­dad". En Ciudades, núm. 82. México: Red Nacional de Investigación Urbana.

Delgado, J. (2013). El Mexibús Ciudad Azteca - Tecámac y su repercusión en la movilidad cotidiana, tesis para optar por el grado de Maestra en Estudios Urbanos, Centro de Estudios Demográficos, Urbanos y Am­bientales. México: El Colegio de México.

Gutiérrez, l. (2017). Movilidad urbana no mo­torizada como medio de acceso a uni­dades económicas urbanas. Universidad Autónoma del Estado de México, Reposi­torio Institucional.

Hernández, E. y Abadía, X. (2008). Criterios de movilidad, las zonas peatonales. Barcelo­na: Fundación RACC, Barcelona, España.

IMCO (2019). Índice de Movilidad Urbana. Ciu­dad de México.

Implan de Torreón (2015). Cinco Claves para entender la Movilidad No Motorizada, México. Recuperado de http://www.tr­cimplan.gob.mx/blog/cinco-claves-para­entender-la-movilidad-no-motorizada.html

lNEGI (2020). Principales causas de mortalidad por residencia habitual, grupos de edad y sexo del fallecido, México. Recuperado de https://www.inegi.org.mx/sistemas/olap/ registros/vitales/mortalidad/tabulados/pc.asp?t=14&e=11817

INEGI (2019). Marco Geoestadístico Nacional, México. Recuperado de https://www.inegi.org.mx/temas/mg/default.html#Descargas

INEGI (2018). Accidentes de Tránsito Terrestre en Zonas Urbanas y Suburbanas (Arus). Re­cuperado de https://www.inegi.org.mx/programas/accidentes/

INEGI (2017). Encuesta Origen Destino en Hogares de la Zona Metropolitana del Valle de México. Recuperado de https://www.inegi.org.mx/programas/eod/2017/ default.html#Tabulados

INEGI (2015). Encuesta lntercensal, México. Recuperado de https://www.inegi.org.mx/programas/intercensal/2015/

INEGI (2010). Censo de Población y Vivienda, México. Recuperado de https://www.inegi.org.mx/programas/ccpv/2010/

INEGI (2007). Encuesta Origen Destino 2007, México. Recuperado de https://es.slideshare.net/borisdahl/encuesta­origen-destino-zmvm-2007

INEGI (2000). XII Censo General de Población y Vivienda, México. Recuperado de https://www.inegi.org.mx/programas/ccpv/2000/

lracheta, A. e lracheta, J. (2014). Evaluación de los Fondos Metropolitano y Regional del Gobierno Federal Mexicano. México: CIDE­-Centro CLEAR para América Latina, SHCP, BID, Colegio Mexiquense, Centro EURE.

Islas, V. (2000). Llegando tarde al compromiso: La crisis del transporte en la Ciudad de México. México. El Colegio de México.

Jans, M. (2009). Movilidad urbana: en ca­mino a sistemas de transporte colectivo integrados, Revista AUS, núm. 6. Chile: Universidad Austral de Chile, pp. 6-11. Re­cuperado de http://www.redalyc.org/arti­culo.oa?id=281723479002

Juárez, J. y Torres, T. (2017). "Calidad del servicio en sistemas de transporte BRT. Propues­ta metodológica para evaluar al Sistema de corredores Mexibús, Estado de México". En Anuario de Espacios Urbanos 2017. Méxi­co: Universidad Autónoma Metropolitana.

Lizárraga, C. (2006). "Movilidad urbana sos­tenible: un reto para las ciudades del siglo XXI". En Economía, Sociedad y Territorio, vol. VI, núm. 22, septiembre-diciembre. To­luca, México: El Colegio Mexiquense, A.C.

Moctezuma, R. (2003). "Ciudad y transporte. La movilidad urbana". En Marcello, R. y Si­mioni, D. (comps.) La ciudad inclusiva. San­tiago de Chile: CEPAL, ONU, pp. 175-192.

Observatorio Iberoamericano de Seguridad Vial OISEVI (2016). VII Informe Iberoameri­cano de Seguridad Vial. Recuperado de https://www.oisevi.org/a/images/files/in­formes/info-7.pdf

ONU-Hábitat (2016). Índice de las Ciudades Prosperas en la República Mexicana. Reporte Nacional de tendencias de la prosperidad urbana en México, México. Recuperado de https://infonavit.janium.net/janium/Documentos/58793.pdf

Organización Mundial de la Salud OMS (2018). Global status report on road safety. Re­cuperad o de https://www.who.int/publications-detail/global-status-report­on-road-safety-2018

Organización Mundial de la Salud OMS (2015). Informe sobre la situación mundial de seguridad vial. Recuperado de https://www.who.int/violence_injury_prevention /road_safety_status/ 2015/Summary_GS­RRS2015_SPA.pdf?ua=1

Pino, R. (2018). "Movilidad no motorizada: de­lineando contornos conceptuales e históri­cos". En Ciudades, núm. 119. México: Red Nacional de Investigación Urbana.

Ramírez, B. y Martínez, J. (2013). "Movilidad y calidad de vida en el neoliberalismo: una cultura de la movilidad enajenada". Red Latinoamericana de Investigadores sobre Teoría Urbana, Seminário Internacional A Cidade Neoliberal na América Latina: de­safíos teóricos e políticos, Ria de Janeiro, Brasil.

Ramírez, B. (2009). "Alcances y dimensiones de la movilidad: aclarando conceptos". En Ciudades, núm. 82. México: Red Nacional de Investigación Urbana.

Sedatu y Conapo (2018). Sistema Urbano Na­cional, México. Recuperado de https://www.gob.mx/conapo/documentos/siste­ma-urbano-nacional-2018

SHCP (2020). Transparencia presupuestaria, México. Recuperado de https://www.transparenciapresupuestaria.gob.mx/

Secretaría de Salud (2020). Sistema de Infor­mación de la Secretaria de Salud, México. Recuperado de http://sinaiscap.salud.gob.mx:8080/DGIS/

Secretaria de Salud/STCONAPRA (2018). Informe sobre la situación de la seguridad vial en México. Ciudad de México, México. Recu­perado de https://mapasin.org/wp-con­tent/uploads/2018/10/lnforme_SV_2017.pdf

SEMARNAT (2014). Lineamientos hacia la suste­ntabilidad urbana, México. Recuperado de https://www.gob.mx/cms/uploads/attachment /file/31912/sustentabilidad_urbana.pdf

Suárez, M. y Delgado, G. (2015). Entre mi casa y mi destino: movilidad y transporte en México. Universidad Nacional Autónoma de México.

Valenzuela, L. y Talavera, R. (2015). "Entornos de movilidad peatonal: una revisión de enfoques, factores y condicionantes". En EURE, vol. 41, núm. 123, pp. 5-27, Santia­go: Pontificia Universidad Católica de Chile.

Publicado

2020-12-12

Como Citar

Juárez Flores, J. A., & Hernández Ortiz, K. A. (2020). Mobilidade urbana e segurança viária na Área Metropolitana do Vale do México. : Outra perspectiva em torno do pedestre e ciclista. ANUARIO DE ESPACIOS URBANOS, HISTORIA, CULTURA Y DISEÑO, (27), 105–128. https://doi.org/10.24275/OBGD4144

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.