Crescimento urbano e suas consequências na mobilidade.
Estudo de caso: área da Grande Querétaro
DOI:
https://doi.org/10.24275/ARWI7430Palavras-chave:
crescimento urbano, mobilidade, Grande QuerétaroResumo
As cidades são sistemas complexos em que se relacionam vários elementos nelas incluídos. Por isso, a análise da cidade deve ser pensada como uma relação de espaços, atores e situações que nela convivem. Um desses elementos é a mobilidade, que é afetada pelo crescimento urbano e pelas diversas situações que ocorrem dentro de uma cidade. O presente trabalho se propõe a investigar a relação entre a forma como se deu e se desenhou o crescimento urbano da Área Metropolitana de Querétaro (ZCQ), com o modo de transporte escolhido por seus habitantes, levando em conta as distâncias e os lugares de onde eles precisam viajar para chegar aos lugares onde suas necessidades são atendidas.Referências
Cámara de Diputados del H. Congreso de la Unión. (2016). Ley General de Asentamientos Humanos, Ordenamiento Territorial y Desarrollo Urbano.
Flores, A., G. López, y V. Leyva. (2018). "The experience of active mobility and its contributions to urban habitability". En S. A. Obregón Biosca, Transportation infrastructure (pp. 45- 69). Nueva York: Nova Science Publishers.
Fuentes, C. (2009). "La estructura espacial urbana y accesibilidad diferenciada a centros de empleo en Ciudad Juárez, Chihuahua". En Región y Sociedad, xx,(44), 117-144.
Fundación Metrópoli (2012). Guanajuato, innovación y territorio. México.
INEGI. (2018). Coberturas INEGI. Obtenido de INEGI.
Instituto Municipal de Planeación del Municipio de Querétaro (2018). IMPLAN Querétaro. Obtenido de Crecimiento del Área Urbana de la Zona Metropolitana de Querétaro 1970-2018: http://implanqueretaro.gob.mx/im/st/5/1/1/ CrecimientoAreaUrbana1970-2018.pdf
Instituto Municipal de Planeación del Municipio de Querétaro. (2010). Índice Socioeconómico de la Zona Metropolitana de Querétaro. Obtenido de https://implanqueretaro.gob.mx/27-ciet/cartografia-municipal/143-indice-socioeconomico
Instituto Queretano del Transporte. (2017). Informe sobre el avance en el Proyecto de Bajo Carbono de la Zona Metropolitana de Querétaro. Querétaro.
Instituto Queretano del Transporte. (2017). Programa Estatal de Transporte Querétaro 2016-2021.
ITDP. (2018). Hacia una estrategia nacional integral de movilidad urbana. México: Movilidad Urbana Sustentable.
Naturales, C. Q. (2003). Reordenamiento del sistema de transporte público de pasajeros de la Zona Metropolitana de Querétaro. Querétaro: Concyteq.
Obregón , S. y E. Betanzo (2015). "Análisis de la movilidad urbana de una ciudad media mexicana, caso de estudio: Santiago de Querétaro". En Economía, Sociedad y Territorio, XV (47), 91-98.
ONU-Habitat. (2018). Q500. Estrategia de Territorialización del índice de prosperidad urbana en Querétaro. Querétaro. Oropeza, D. y M. Portillo (2018). [RUVI] Red Urbana de Vivienda e Industria: Santa Bárbara y La Negreta. Querétaro: Universidad Autónoma de Querétaro.
Pérez Gómez, A. (2017). Attunement. Architectural Meaning after the Crisis of Modern Science. Boston: MIT Press.
Pino, R. Oulio de 2018). "Movilidad no motorizada: delineando contornos conceptuales e históricos". (E. Patiño Tovar, ed.). En Ciudades (119), 2-9. Recuperado el 15 de marzo de 2019.
Polenciano, V. (15 de enero de 2019). Romy Rojas "Urge en todo el país un crecimiento urbano ordenado". En El Universal. Recuperado el 08 de abril de 2019, de http://www.eluniversalqueretaro.mx/entrevistas/romy-rojas-urge-en-todo-el-pais-un-crecimiento-urbano-ordenado
Rubio, M. d.-M. (1997). Las formas de crecimiento urbano. Catalunya: Universidad Politécnica de Catalunya.
Rosas, S. (02 de junio de 2014). "Querétaro apuesta por la desconcentración industrial". En El Financiero.
Rosas, S. (27 de noviembre de 2015). "Propone Querétaro conformar el Corredor Central del Bajío". En El Financiero.
Secretaría de Desarrollo Urbano y Obras Públicas. (2018). Querétaro, orgullo de México. Recuperado el 31/03/2019 de Obras Eje Constitución 1917: http://www.queretaro.gob.mx/sduop/contenido.aspx?q=pvp1bOtJyj21MBAINBJ6SG3PfNJi7+Vi
Secretaría de Movilidad del Municipio de Querétaro. (2016). Plan estratégico de movilidad 2026. Querétaro.
SEDATU. (2018). Manual de calles. Diseño vial para ciudades mexicanas. México.
Somos industria. (2019). Somos industria. Obtenido de "Llegada de nuevas empresas, expansiones y reubicaciones": https://www.somosindustria.com/nuevas-industrias/queretaro/
Soto, O. (2019). Cíclovías como catalizadores de calles saludables. Zona de estudio: Av. Zaragoza, Querétaro, Qro. Querétaro: Universidad Autónoma de Querétaro.
Steer Davies Gleave. (2016). Plan Estratégico de Movilidad Municipio de QuerétaroDiagnóstico. México.
Suchira, Ramachandra, Jagadish. (2003). "Urban sprawl: metrics, dynamics and modelling using GIS". En lnternational Journal of Applied Earth Observation and Geoinformation, pp. 29-39.
Transconsult (2004). Plan integral de transporte colectivo en la Zona Metropolitana de Querétaro. México: Reporte técnico.
Xochipa, V. Oulio de 2013). "Ecosistema Urbano. Querétaro diseñado para el auto privado". En Ketzalkoatl. Recuperado el 08 de abril de 2019, de http://www.ketzalkoatl.com/articulos/ ecosistemaurbano/2013/07queretarodisenad.html

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 ANUARIO DE ESPACIOS URBANOS, HISTORIA, CULTURA Y DISEÑO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.