Tap-Tap e moto-táxis no Haiti:
transporte e modos de vida na precariedade
DOI:
https://doi.org/10.24275/YSNC5636Palavras-chave:
Saúde urbana, Port-au-Prince, transporte público, precariedadeResumo
A maioria do transporte público em Port-au-Prince, Haití, poderia ser considerado informal. Ambas as vans privadas conhecidas como Tap-Tap como moto-táxis resolver a maioria das viagens diárias dos habitantes. A falta de estatísticas oficiais sobre o número de unidades e irregularidades em termos de matrícula e frequência de acidentes de veículos, impedir a compreensão dos transportes públicos e os riscos em termos de saúde urbana e proteção da vida dos passageiros. Este estudo de caráter exploratório e etnográfico em conjunto uma série de experiências, observações e dados estatísticos para analisar o transporte de Port-au-Prince a partir do referencial teórico da saúde urbana e a precariedade da vida. Além da ilegalidade ou falha do serviço, a superexposição de alguns usuários descobriram como as mulheres e crianças.Referências
Abélès, Marc (2008). Anthropologie de la globalisation. París: Payot.
Agier, Michel (2015). Anthropologie de la ville. París: puf.
AlterPresse (25 de septiembre de 2013). Haïti-Urbanisme: “Jalousie en couleur” ou en douleur? Disponible en www.alterpresse.org/spip.php?article15179#.XEHYwsHQjIV.
Arbués, P.; J. Baños y M. Mayor (2015). “The spatial productivity of transportation infrastructure”. En Transportation Research, Part A, 75:166-177.
Banque Interaméricaine de Développement (2007). Enquête transport 2004-2005. Résultats définitifs.
Banco Mundial (2017). Les villes haïtiennes: desactions pour aujourd’hui avec un regard surdemain. Washington dc: Banque internationale pour la reconstruction et le développement/Banco Mundial.
Bartra, R. (2017). Historias de salvajes. Ciudad de México: Siglo XXI.
Benedict, R. (1934). Patterns of Culture. Boston: Houghton Mifflin.
Boas, F. (1934). Introduction. Ruth Benedict, Patterns of Culture. Boston: Houghton Mifflin.
CEPAL (2019). Balance Preliminar de las Economías de América Latina y el Caribe. Haití. Santiago, Chile: Naciones Unidas. Disponible en https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/ 11362/44326/120/BPE2018_Haiti_es.pdf
Damian, A. (2013). “El tiempo: la variable olvidada en los estudios del bienestar y la pobreza”. En Rev. Sociedad & Equidad, (5):136-163.
Das, V. (2006). Life and Words: Violence and the Descent into the Ordinary. Berkeley: University of California.
Davis, M. (2006). Planet of Slums. Nueva York: Verso.
Dora, C. (1999). “A Different Route to Health: Implications of Transport Policies”. En British Medical Journal, 318(7199):1686-1689.
Duch, L. (2017). Antropología de la ciudad. Barcelona: Herder.
Duhau, E. (2014). “The Informal City. An Enduring Slum or a Progressive Habitat?”. En Brodwyn Escobar, D.; J. Tamayo y C. Younes (2018). “Relación entre pib Municipal y características de accesibilidad territorial hacia fincas productoras de cinco frutales: tomate de árbol, guayaba, mora, maracuyá y lulo”. En Información Tecnológica, 29(3): 217-228.
Elbert, R. (2017). “Informality, Class Structure, and Class Identity in Contemporary Argentina”. En Latin American Perspectives, 45(1):47-62.
Fassin, D. (2009). “Another Politics of Life is Possible”. En Theory, Culture & Society, 26(5):44-60.
Fassin, D. (2012). Humanitarian Reason: A Moral History of the Present. Berkeley: University of California.
Fassin, D. (2018). Life: a critical user’s manual. Cambridge: Polity Press.
Fischer, B. y J. Auyero (eds.), Cities from Scratch Poverty and Informality in Urban Latin America (150-169). Durham/Londres: Duke University Press.
Fischer, B. (2014). Introducción. Brodwyn Fischer, Bryan McCann y Javier Auyero (eds.), Cities from Scratch Poverty and Informality in Urban Latin America (1-8). Durham/Londres: Duke University Press.
Gasparini, L. y L. Tornarolli (2009). “Labor Informality in Latin America and the Caribbean: Patterns and Trends from Household Survey Microdata”. En Desarrollo y sociedad (63):13-80.
Henry, R. (27 de julio de 2011). Taxi-moto, un métier risqué en Haïti. Goudou Goudou: les voix ignorées de la reconstruction. Disponible en www.goudou-goudou.net/fr/blog/taxi-moto-metierrisque-en-haiti/.
Institut Haïtien de Statistique et d’Informatique (2015). Population totale, de 18 ans et plus: menages et densites estimes en 2015. Port-au-Prince: Direction des Statistiques Démographiques et Sociales (DSDS). Disponible en www.ihsi.ht/pdf/projection/estimat_poptotal_18ans_menag2015.pdf.
Kim, Y., y B. Zangerling (eds.) (2016). Mexico Urbanization Review: Managing Spatial Growth for Productive and Livable Cities in Mexico. The World Bank. http://elibrary.worldbank.org/doi/book/10.1596/978-1-4648-0916-3.
Laugier, S. (2015). “La vulnérabilité des formes de vie”. En Raisons politiques, 1(57): 65-80.
Ministère des Travaux publics, Transport et Communications d’Haïti (mtptc) (2001). Pour un développement durable des infrastructures routières: Document de formulation de Stratégie. Disponible en www.mtptc.gouv.ht/media/upload/doc/ publications/strategieMTPTC.pdf.
Ministère des Travaux publics, Transport et Communications d’Haïti (mtptc) (s.f.). Enjeux et défis de la lutte contre la pauvreté: transport routier, mtptc. Disponible en www.jobpaw.com/assets/strategiepays/18.pdf.
Mitnik, O.; R. Sánchez y P. Yañez-Pagans (2018). “Bright Investments: Measuring the Impact of Transport Infrastructure Using Luminosity Data in Haiti”. En IZA,12018. Disponible en http://ftp.iza.org/dp12018.pdf
Petryna, A. (2004). “Biological Citizenship: The Science and Politics of Chernobyl-Exposed Populations”. En OSIRIS 19, 250-265.
Pierre, P. (15 de marzo de 2018). “L’étrangère du Tap-Tap | les inconnus bien connus”. En Agybo-Post Société. Disponible en https://ayibopost.com/letrangere-du-Tap-Tap-les-inconnusbien-connus/.
Prochette, H.; S. Castor y W. Détournel (2012). “Santé publique et transport routier, par où commencer?” En Haïti Perspectives, 1(3):68-72.
Ryko, J. (3 de septiembre de 2015). “Les Tap-Tap: analyse de leur fonctionnement, de leur mise en service à aujourd’hui, réussite ou échec?” En Le Nouvelliste. Disponible en https://lenouvelliste.com/article/149445/les-Tap-Tap-analyse-de-leurfonctionnement-de-leur-mise-en-service-a-aujourdhui-reussite-ou-echec.
Ryko, J. (4 de septiembre de 2015). “Les motostaxis: analyse de leur fonctionnement, de leur mise en service à aujourd’hui, réussite ou échec?”. En Le Nouvelliste. Disponible en https://lenouvelliste.com/lenouvelliste/article/149446/Lesmotos-taxis-analyse-de-leur-fonctionnementde-leur-mise-en-service-a-aujourdhui-reussiteou-echec.
Saint-Pré, Patrick (30 de enero de 2018). “Haïti: les transports en commun pas toujours accessibles aux pauvres”. En periódico Le Nouvelliste. Disponible en https://lenouvelliste.com/article/182626/haiti-les-transports-en-communpas-toujours-accessibles-aux-pauvres.
Ulysee, Gina Athena (2015). Why Haiti Needs New Narratives: A Post-Quake Chronicle. Middletown, CT: Wesleyan University Press.
UN Habitat (2011). State of the World’s Cities 2010/11: Bridging the Urban Divide. Washington, DC: United Nations.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 ANUARIO DE ESPACIOS URBANOS, HISTORIA, CULTURA Y DISEÑO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.




